Episódios Olhares

Olhares #011 Mulheres refugiadas, quem são elas?

23 de agosto de 2017

author:

Olhares #011 Mulheres refugiadas, quem são elas?

Em um mundo onde conflitos armados e violentos tomam proporções cada vez maiores, a busca de refúgio é a única opção para a sobrevivência. Dentre milhões de pessoas que se deslocam nesse processo, as mulheres refugiadas são as que sofrem maior anulação, sofrem as mais graves violações e exposição, enquanto meros instrumentos de guerra. Como os órgãos internacionais atuam na defesa dessas mulheres? Como os países lidam com as situações de refúgio? De onde vem o maior fluxo de refugiados atualmente? Quais as políticas públicas brasileiras para o atendimento aos refugiados? Vem ver!

Se preferir, clique aqui para baixar o Episódio

Nossa convidada

Gabriela Ferraz 
graduada em Direito pela Universidade Salvador e Mestre em Direito Comparado e Estudos Europeus pela Universidade de Estrasburgo. Atuou com a ONG Médicos sem Fronteiras na República Democrática no Congo e como advogada na Caritas Arquidiocesana de São Paulo, trabalhando com a acolhida de refugiad@s. Foi pesquisadora do IPEA e Ministério da Justiça no tema de Migrações e Refúgio e é colunista do site de notícias Justificando. Trabalhou como Coordenadora de Advocacy da ONG ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e Advogada da Pastoral Carcerária, sendo, atualmente, Coordenadora do CLADEM – Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres no Brasil.

Caleidoscópio
Outro links citados no episódio

Assine o Olhares Podcast:

iTunes | Spotify | Agregador para Android | Deezer | Ubook

Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque

Só de ouvir, dá pra ver que é diferente.