Olhares #026 Mulheres, memória e ditadura
Quando falamos sobre ditadura pouco se fala sobre o protagonismo feminino nesta época. Coincidente ao surgimento do feminismo no restante do mundo ocorrido na década de 70, os movimentos das mulheres brasileiras se inseriram em um período sensível da história. Neste episódio, pontuamos a participação política das mulheres nas linhas de frente pela e contra a ditadura, que nos dias atuais, têm suma importância, pois sua participação culminou no ponto de partida para a construção de perspectivas de igualdade de direitos que buscamos até os dias de hoje.
Se preferir, clique aqui para baixar o episódio
TW/ Alerta de Gatilho – Este episódio contém relatos sobre violências cometidas durante a ditadura. Os minutos 16 a 36 não são recomendados para pessoas que possuem sensibilidade com temas que se relacionam com violências sexuais e físicas praticadas contra mulheres. Não recomendamos também que esse episódio seja ouvido por menores de 16 anos.
Nossas convidadas
Lahis Rosa – Advogada, integrante do projeto de pesquisa empírica em desenvolvimento sobre a democratização do Poder judiciário a partir de 1988. Mestranda em Direito, Estado e Constituição, é membra do Integrante do Grupo de pesquisa “Justiça de transição” do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UNB).
Viviane Fecher – Advogada, mestra em Direitos Humanos e Cidadania, atua com assessoria/consultoria em direitos humanos na administração pública federal e Ministério Público Federal. Integrou a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde coordenou a gestão dos processos de reparação de perseguidos políticos.
Analu Dores Fernandes – Jornalista, doutoranda e mestra em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista nas áreas de Bioética (UnB) e Ciência Política (UnB). Foi analista de pesquisa na Comissão Nacional Da Verdade (CNV).
Caleidoscópio e links citados no episódio
- Sites: Comissão Nacional da Verdade e Comissão da Anistia Política do Ministério da Justiça
- Filmes: Cidadão Boilesen, O experimento da prisão de Stanford, Atrás de portas fechadas, A memória que me contam, Torre das Donzelas; Repare Bem; Que bom te ver viva, Em busca de Iara.
- Livros: Putas y Guerrilleras – Mirian Lewin, Memórias de uma guerra suja – Claudio Guerra; Memórias do esquecimento – Flávio Tavares; A volta aos quartéis, a memória militar sobre 1964 – Maria Celina Araújo; A memória coletiva – Maurice Halbwachs; História e memória – Jacques Le Goff; Extraordinárias, mulheres que revolucionaram o Brasil; Luta, substantivo feminino.
- Dissertação da Viviane no Memorial da Resistência
- Dissertação da Analu sobre o “Mal necessário” da ditadura, pensado por alunos da Universidade de Brasília
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque