Olhares #020 Masculinidades
Dentro do estudo do feminismo também queremos falar sobre os homens. Atualmente o estudo sobre a masculinidade é um campo de estudos “de todos e de ninguém”, ou seja, as abordagens mais férteis do assunto são realizadas tomando em conta um estudo interdisciplinar, o que simultaneamente torna tais estudos mais complexos e aprofundados, o que é muito bom! Nesse episódio falamos a importância de estudarmos e falarmos sobre masculinidades, especialmente sobre as masculinidades tóxicas.
Se preferir, clique aqui para baixar o episódio.>/span>
É possível que homens sejam a favor do feminismo? Vem conferir!
Nossos convidados
Welliton Caixeta – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPG-SOL/UnB), na linha de pesquisa “Violência, Segurança e Cidadania”, com período de estágio doutoral no Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP/CNRS), de Paris. Possui mestrado em Antropologia, graduação em Sociologia e Antropologia pela UnB, e em Direito pela UDF. Professor substituto de Direito Penal (2015) e professor voluntário de Antropologia do Direito (Atualização e Prática em Direito 1 e 2) (2016-2017), na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito, Sociologia e Ciência Política, na Escola de Ciências Jurídicas e Sociais e na Escola de Negócios, do Centro Universitário e Faculdades Projeção (UniProjeção). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança, da Universidade de Brasília (NEVIS/UnB) e do Grupo Candango de Criminologia, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (GCCrim/FD/UnB). Membro fundador do Fórum Latino-Americano de Antropologia do Direito (FLAD) e da Associação de Advogadxs pela Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (AAIGRE). Seus interesses de pesquisa atuais têm se concentrado nas questões relativas aos estudos sobre: violências, punição e controle, justiça e políticas públicas; com recorte nas questões de gênero, raciais, diversidade, dentre outros marcadores sociais.
Adriano Beiras – Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. É graduado e licenciado em Psicologia pela UFSC. Mestre em Psicologia por esta mesma instituição e Doutor em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Atua como Pesquisador do Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), do Departamento de Psicologia da UFMG e do Grupo de Pesquisas VIPAT (Violencia en la Pareja y en el Trabajo) do Departamento de Psicologia Social da UAB, em Barcelona, Espanha. Tem experiência em diversos Projetos de Extensão Universitária e de Pesquisa, com ênfase em Psicologia Social, Jurídica, Comunitária e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, família, mediação familiar, violências, masculinidades, saúde sexual e reprodutiva e sexualidades
Caleidoscópio
- Filme: O que os homens falam (Una pistola en cada mano)
- Filme: Moonlight
- Documentário ONU Mulheres + Papo de Homem Precisamos falar com os homens?
- Textos do Papo de Homem A Masculinidade não é algo a se definir e Masculinidade: por que essa conversa também interessa às mulheres?
- Filme: Billy Helliot
- Filme: A cor púrpura
- Filme: Virou o Jogo
- Filme: Minha vida em cor de rosa
- Filme: Majorité Opprimée (Maioria Oprimida)
- Site: Eles por Elas
- Filme: Toast
- Brinquedos ‘de meninos’ e ‘de meninas’: experimento testa como adultos reforçam rótulos
- Texto/Livro – Morte em Família de Mariza Correa
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Assine o Olhares Podcast:
iTunes | Spotify | Agregador para Android | Deezer | Ubook