Olhares #027 Precisamos falar sobre aborto
A Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), juntamente com a ANIS, em 2015, revelou que mais de meio milhão de mulheres abortaram naquele ano no Brasil, o que representa quase uma mulher por minuto. O abortamento ilegal foi ainda a causa de 8,4% das causas de mortes maternas em 2010, em média, contudo, estes índices são variáveis, pois quanto maior a desigualdade social maior a taxa de mortalidade. O Ministério da Saúde também divulgou em 2008 que houve mais de 240 mil internações por ano no SUS por complicações decorrentes de abortos.
Diante de números surpreendentes, ainda há quem se oponha a discussão a respeito do aborto, mas nós precisamos superar estes pré-conceitos para falar sobre este fato, com dados científicos, uma vez que é esta a realidade de muitas mulheres no Brasil e no mundo.
Se preferir, clique aqui para baixar o Episódio
Nossas convidadas
Ilka Teodoro – Mestranda em direitos humanos, é Diretora Jurídica da ONG Artemis, e co-fundadora e membra da Associação das Advogadas pela Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.Gabriela Rondon – Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é pesquisadora da organização não-governamental Anis – Instituto de Bioética. Também integra a equipe do blog Vozes da Igualdade.
Lia Zanotta – Doutora em Sociologia e Presidente da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2017-2018.
Caleidoscópio e links citados no episódio
- Artigo Professora Lia Zanotta – O aborto como direito e o aborto como crime: o retrocesso neoconservador
- Livro Professora Lia Zanotta – O feminismo em movimento
- Facebook da Anis
- Canal no Youtube – Vozes da Igualdade
- Facebook da Artemis
- Site Artemis
- Blog Ilícitas – Histórias do aborto clandestino no Brasil
- Livro O domínio do corpo – O aborto entre leis e juízes
- Blog Somos todas clandestinas
- F.A.Q. Descriminalização do aborto com Débora Diniz
- Documentários Clandestinas e O aborto dos outros
Nós, mulheres de todos os lugares do Brasil, convidamos a todas e todos para participar do Festival pela Vida das Mulheres a ser realizado em Brasília/DF, entre os dias 03 e 06 de agosto, por ocasião da audiência pública sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que ocorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (03/08) e na segunda-feira (06/08).
Não vai conseguir ir a Brasília?
Organize uma atividade na sua cidade Pela Vida das Mulheres e inscreva ela no site NemPresaNemMorta. Vamos fazer um mapa colaborativo das cidades e fazer com que uma onda verde e roxa tome conta do país! É nossa hora de debater e defender o direito ao aborto seguro no Brasil! Os dias 3 a 6 de agosto serão históricos para a luta das mulheres! Reúna a mulherada e vamos todas por nenhuma a menos!
#PelaVidadasMulheres
Música utilizada na abertura do Episódio:
I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license.
http://dig.ccmixter.org/files/grapes/16626 Ft: J Lang, Morusque