Cinema, séries, livros e música Cultura e Feminismo

Quatro séries com protagonistas mulheres para viajar por outras culturas sem sair de casa

16 de junho de 2020

author:

Quatro séries com protagonistas mulheres para viajar por outras culturas sem sair de casa

Saudades de viajar né, minha filha? Mas, enquanto a pandemia não passa, recomendamos ficar em casa, se puder, e não tomar cloroquina.

Se a saudade de viajar e conhecer novos lugares e culturas bater, cola na nossa listinha de séries sobre mulheres inseridas em contextos diferentes do que conhecemos no nosso dia a dia. Todas disponíveis na Netflix.

1. Nada ortodoxa

Que minissérie linda! Lançada em março, é inspirada no livro Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots, e conta a história de uma jovem judia que abandona o marido e a comunidade ultraortodoxa de Williamsburg, em Nova York. Depois de um casamento frustrado arranjado pelas respectivas famílias, Esty (Shira Haas) foge, aos 19 anos, em direção a Berlim, na Alemanha, país em que possui cidadania por causa da mãe. A viagem é o início de uma aventura de autoconhecimento e descoberta da própria personalidade, que costumava ser repreendida pelos outros membros da comunidade. Além de um mergulho nos costumes e ensinamentos do judaísmo, a série também é uma oportunidade de contato com idiomas como o ídiche e o alemão.

2. Califado

Suspense do início ao fim. A série sueca trata de como o extremismo islâmico mira em jovens vulneráveis para recrutar novos adeptos. Lançada também em março, é baseada em fatos reais e tem 8 episódios com 47 minutos cada. A trama é protagonizada por três mulheres: Pervin (Gizem Erdogan), uma sueca que mora na Síria e é casada com um membro do Estado Islâmico; Fatima (Aliette Opheim), uma policial sueca a quem Pervin recorre para tentar sair da Síria, fornecendo informações sobre atentados terroristas; e Sulle (Nora Rios), uma adolescente atraída por um colega de escola, no subúrbio de Estocolmo, para o EI. Com gravações na Jordânia e em Estocolmo, a série é falada em sueco e em árabe.

3. Derry girls

Para rir e desanuviar a mente. Em sua segunda temporada, com seis episódios de 25 minutos cada, a série conta a história de quatro amigas adolescentes em uma pequena cidade chamada Derry, na Irlanda do Norte, durante os anos 1990 – uma área em conflito com a Inglaterra na época. Ao contrário do esperado, por conta desse cenário inóspito, o humor é a maior qualidade do roteiro de Lisa McGee. O destaque da série são as quatro amigas: Erin (Saoirse-Monica Jackson), Michelle (Jamie Lee O’Donnell), Orla (Louisa Harland) e Clare (Nicola Coughlan). Cada uma delas tem uma personalidade forte e bem definida, o que torna as interações hilárias.

4. Eu nunca…

Divertida e leve. “Eu nunca…” estreou em abril e conta a história da jovem indiana Devi Vishwakumar (Maitreyi Ramakrishnan), uma menina de 15 anos e seus anseios e questionamentos de adolescente – vivendo nos Estados Unidos. Enquanto tenta ser popular na escola, namorar o garoto mais bonito e fazer sexo pela primeira vez, ela também precisa enfrentar empasses de uma religião e cultura completamente diferentes da ocidental.  A série aborda vários pontos da cultura indiana, fruto do trabalho e da inspiração de sua criadora, Mindy Kaling. E vai além, ao discutir questões como homossexualidade, e os conceitos de casamento e família.

Bônus

Filme: Fortuna pelos canos

O filme indiano conta a história de Sarita (Saiyami Kher), uma mulher de classe média por volta dos seus 30 anos, sobrecarregada de trabalho e responsável pela única fonte de renda da família, que de repente encontra um estoque contínuo de dinheiro embaixo da pia da cozinha. A trama fala sobre casamento e divisão sexual do trabalho e é uma oportunidade interessante de contato com o cinema bollywoodiano.

Jornalista, feminista e "anticapetalista"