Olhares #076 Judiciário machista
Em um ano de pandemia, acompanhamos muitas atrocidades vindas do sistema Judiciário. Um lugar que, em tese, deveria ser garantia de direitos, silenciou, condenou e oprimiu mulheres. Não é culpa da pandemia, mas de um sistema hierárquico, branco e patriarcal que existe desde a sua concepção. Neste episódio, conversamos sobre as moralidades do Judiciário ao garantir ou retirar direitos das mulheres.
Se preferir, clique aqui para baixar o episódio
Nossa Convidada
Izabel Nuñez – Gaúcha mas escolheu o Rio de Janeiro para viver. É advogada e doutora em antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisadora no Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, o INCT/InEAC e da FGV Direito Rio. Preside o Fórum Permanente de Antropologia e Sociologia do Direito na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, é coordenadora adjunta do IBCCRIM também no Rio de Janeiro e integra a Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito na OAB/RJ. É professora e pesquisadora e estuda o Sistema de Justiça desde uma perspectiva das ciências sociais.
Caleidoscópio e links citados no episódio
Sites:
- Podcast A praia dos ossos
- Podcast Projeto Humanos (4ª temporada: O caso Evandro)
- Filme Os 7 de Chicago
- Série Inacreditável
- Série Bom dia, Verônica
- Livro Andréa Pachá – A vida não é justa e Velhos são os outros
- Livro Mariza Corrêa – Morte em Família
- Artigo Bruna Angotti – Da solidão do ato à exposição judicial: uma abordagem antropológico-jurídica do infanticídio no Brasil
- Artigo Rochele Fellini Fachinetto – Quando eles as matam e quando elas os matam
Responda a nossa pesquisa e concorra a livros feministas
Nosso agradecimento especial aos padrinhos e madrinhas:
Amom Albernaz, Aristoteles Cardona, Barbara Miranda, Carolina Herrera, Diego Lemos, Elisa Cruz, Fabris Martins, Geovane Monteiro, Giulia Losnak, Izabel Lima, Jean Carlos, Julia Yoshino, Juliana dos Santos, Luizy da Silva, Marcela Cintra, Marcia Costa, Marcio Vasquez, Maria Carolina Rodrigues, Maria José Rigotti, Marina Palma, Paty Morimoto, Paula Duarte, Rafael Cavalcanti, Rodrigo Azevedo e Tássia Gimenes.
Também quer apoiar o Olhares e aparecer no post? Clique no botão e ajude-nos a crescer.
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Assine o Olhares Podcast:
iTunes | Spotify | Agregador para Android | Deezer | Ubook