#ElasNoPoder: Um “Netflix” para capacitar pré-candidatas
A ONG #ElasNoPoder está com um financiamento coletivo para colocar no ar, ou melhor, no streaming, todo o conteúdo dos cursos de capacitação, além de videoaulas, artigos exclusivos, notícias e mentorias com acompanhamento em tempo real para mulheres que vão concorrer a cargos eletivos.
Em menos de dois anos o #ElasNoPoder já capacitou mais de 500 mulheres com inspiração política para formulação de candidaturas mais competitivas. Agora, a organização quer ir além, e alcançar ainda mais mulheres. Por isso o lançamento do Portal #ElasNoPoder.
O objetivo é gerar impacto já para as eleições municipais de 2020, tornando-se um Portal parceiro de candidaturas de mulheres de todo o Brasil.
As aulas e conteúdos poderão ser acessados por qualquer pessoa interessada em ampliar a participação de mulheres na política. A ideia é manter o site sempre atualizado com novos recursos, respeitando critérios de acessibilidade como legendagem e libras.
Como a ONG sobrevive exclusivamente de doações, o financiamento coletivo foi a maneira encontrada para viabilizar os custos do lançamento do Portal. Quem contribui, escolhe uma recompensa, que vai desde cartela de adesivos exclusiva até sessão de tatuagem, incluindo a possibilidade de garantir o acesso ao Portal por três meses por R$ 30.
Sobre o #ElasNoPoder
O #ElasNoPoder foi criado pela socióloga Karin Vervuurt e pela cientista política Letícia Medeiros e conta hoje com mais de 30 voluntários de diferentes estados do Brasil. São jovens, homens e mulheres de diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de incentivar a conscientização, capacitação e participação de mais mulheres na política.
Karin e Letícia atuam desde 2010 com pesquisas eleitorais e campanhas políticas e, em 2018, sentiram a urgência de atuar na capacitação de mulheres para incentivar que cada vez mais elas se candidatem a cargos eletivos no Brasil.
Iniciativas em desenvolvimento
Além dos cursos de capacitação realizados em Campo Grande, Goiânia, Brasília e São Paulo; o #ElasNoPoder produziu o Manual Campanha de Mulher. Uma publicação de distribuição gratuita que pode ser baixado em http://bit.ly/ManualCampMulher. Este Manual traz informações e dicas de como uma mulher pode iniciar o seu envolvimento com política, sobre planejamento de campanha, como escolher equipe e público alvo, e muito mais.
Neste momento, a ONG também está oferecendo um Programa de Mentorias gratuitas para pré-candidatas em aulões que ocorrem online. O Programa já conta com mais de 300 inscrições e a última aula, realizada dia 20 de janeiro, foi focada em financiamento de campanhas. Na ocasião, foram ensinadas formas de como montar um planejamento financeiro de campanha, como planejar captação de recursos e apresentação de templates com planilhas de organização. O Programa de Mentorias vai continuar ocorrendo durante todo o período de pré-campanha, até junho deste ano.
Por fim, o #ElasNoPoder está desenvolvendo um relatório analítico sobre os resultados da Pesquisa Perfil da Mulher na Política, que conseguiu mais de 4 mil participações de mulheres engajadas com o tema e que tem o objetivo de trazer insights sobre a relação de mulheres com as eleições e com os partidos políticos. O relatório e a base de dados da Pesquisa, que foi realizada em parceria com o Projeto Me Farei Ouvir, serão divulgados e disponibilizados gratuitamente ainda em fevereiro.