Colunas Para entender o feminismo

8 cursos e conteúdos online e gratuitos para estudar feminismo

27 de abril de 2020

author:

Array

8 cursos e conteúdos online e gratuitos para estudar feminismo

Muita gente me pergunta como sei tanta coisa sobre feminismo e eu digo: eu estudo bastante. E quando acho que estudei bastante, sempre vejo a necessidade de estudar mais, porque não há um dia sequer que não sou surpreendida por fatos novos, conceitos ou autoras que não conheço que desconstroem todo o conhecimento que eu acabara de consolidar no meu modo de pensar.

Quando eu comecei a fazer o Olhares eu tinha um ponto de vista muito limitado sobre o que era feminismo, e fico muito feliz e satisfeita ao saber o quanto o meu feminismo se transformou e amadureceu no curso de sete anos trabalhando com gênero e três anos trabalhando com o Olhares.

Muito do que aprendi e ensinei veio de muitas leituras, mas também de ensinamentos passados pela oralidade, pela percepção de discursos. Mas esse segundo ponto eu vou tratar em um segundo texto. Aqui eu gostaria de falar sobre a necessidade de estudar gênero e feminismo e estar constantemente em contato com esses estudos.

O podcast nos ensina muito sobre gênero, diversidade, questões sociais e feminismo, mas podemos aprender ainda mais e nos aprofundar nestes temas com leituras e aulas.

Eu já fiz duas matérias na Universidade sobre gênero e recentemente estou cursando uma matéria sobre direitos humanos e outra sobre estudos decoloniais. Ao primeiro olhar, pode parecer que o que escolhi para estudar nada tem a ver com feminismo, mas quando direcionamos estudos e discursos, percebemos que tudo interseccionaliza com o feminismo que vivemos, até mesmo aquela série besta que estamos vendo na Netflix.

Daí a necessidade de ampliar os horizontes, sair das teóricas clássicas e se aventurar em outros objetos e sujeitos de estudos para deixar esse meu feminismo mais igualitário, descolonizado, anti-racista e plural. Ampliação de horizontes implica trazer contexto para tudo que leio, experimento e vivo para, assim, trazer sentido ao que estou estudando.

Assim como o mundo, nós estamos em constante movimento e atualização, e não basta apenas dizer que o feminismo se movimenta em ondas quando não sabemos em que lugar da praia essa onda está quebrando.

Para isso, eu resolvi fazer uma lista de estudos online sobre feminismo, para que vocês possam conhecer mais outras formas de se produzir e falar sobre este campo de estudo. Eu optei por cursos online gratuitos, de forma que nenhuma de você precise gastar um só centavo para aprender mais.

Portanto, seguem agora alguns cursos e palestras sobre gênero e diversidade para você se atualizar nessa quarentena ou depois dela, quando sua saúde mental estiver em dia e seu tempo organizado novamente.

1 – Sexualidade humana e a identidade de gênero

A plataforma Veduca possui um curso gratuito para você aprender um pouco mais sobre questões LGBT. Com 6 videoaulas (no total de 1h) e mais 12 atividades, é possível aprender conceitos relacionados a 4 quatro características que todas as pessoas tem: sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação afetivo-sexual. Após as 12 atividades propostas, será possível não só conhecer conceitos, mas também aprender e se sensibilizar com histórias transformadoras, para expandir sua visão de mundo. É gratuito.

2 – Feminismo e Marxismo

No ano passado o Canal Esquerda Online organizou um curso online com o tema “Feminismo e Marxismo”, inicialmente restrito, mediante inscrição. Recentemente o curso foi aberto à participação de todas e todos e está disponível no Youtube. O curso tem 4 aulas e trata sobre: Opressões e teoria da reprodução social, Feminismo e Socialismo, O movimento feminista na segunda metade do século XX e A greve internacional de mulheres.

 3 – Série “O futuro é feminino”

Se você procura algo mais leve para aprender um pouco do significado do 8 de março e tantas outras questões que envolvem o feminismo, a série documental “O futuro é feminino” do canal GNT fala sobre feminismo, mulheres na história, interseccionalidades, violência contra mulher e mulheres na política.

Se você está com seu inglês em dia (ou também quer treiná-lo), as próximas indicações são para você. Além de trazer este desafio da língua, fazer cursos em outros idiomas também ajuda a conhecer a realidade e a forma de pensar de estudiosas em outras partes do mundo.

4 – Desigualdade de gênero

Na Future Learn, desenvolvido pela Universidade de Exeter, o curso “Entendendo a desigualdade de gênero” como um desafio a ser compreendido por toda a sociedade. O curso foi pensado de forma a ensinar qualquer pessoa com mais de 16 anos, que se prepara para o ensino superior ou ingressa na força de trabalho. Nenhuma aprendizagem prévia é necessária, no entanto, os participantes devem estar cientes das questões de desigualdade de gênero através da mídia.

5 – Sexo e gênero como fenômenos culturais

Na plataforma EDX, a Universidade de Hong Kong disponibilizou o curso “Doing Gender and Why it Matters”, para que possamos compreender as realidades de gênero por meio de uma análise aprofundada de “sexo” e “gênero” como fenômenos culturais, sociais e legais que afetam a sociedade e como eles interagem com estruturas de poder e violência usando uma lente interdisciplinar.  

6 – Relação do gênero com tudo.

A Universidade Háskóli Íslands, disponibiliza o curso “Gender and Intersectionality” e pretende discutir como gênero se cruza com tudo. Usando exemplos da cultura popular, literatura clássica e história, o curso ensina como analisar textos e tradições religiosas, divisões de classes, desigualdade racial, sexualidades e nacionalismo através de uma lente de gênero. Ambos cursos são gratuitos.

7 – Questões básicas do estudo sobre feminismo

Já a plataforma Coursera oferece, pela Universidade de Pittsburg, o curso Gender and Sexuality: Diversity and Inclusion in the Workplace. O curso trabalha questões básicas do estudo sobre feminismo como o que é sexo, gênero, sexualidade, o que queremos dizer com LGBTQIA e como esses conceitos estão relacionados ao local de trabalho. Após se debruçar sobre estes conceitos, vai mais a fundo para trabalhar como nosso entendimento desses termos mudou ao longo do tempo e como essas mudanças afetaram o trabalho e a cultura. Considero este curso como crucial para qualquer profissão e para entender o mundo ao nosso redor.

8 – Gênero e sexualidade

Por último, no Youtube do MOOC da Universidad Diego Portales (Chile) você encontra um curso completo sobre Gênero e Sexualidade, Do ponto de vista dos direitos humanos e da não discriminação, o curso abordará tópicos como a história da luta pela igualdade de gênero e os direitos das minorias sexuais, normas e instituições internacionais relevantes, violência e outras formas de discriminação, além de políticas promover a igualdade de gênero e a diversidade sexual. O curso apresenta 30 videoaulas de cerca de 12 minutos cada. Também disponível na plataforma Udemy (com legendas em espanhol) e também possui cursos voltados à questão dos Direitos Humanos.

Agora vem o teste

Depois de tanto aprender sobre estas questões, há duas formas de testar se esse conhecimento foi compreendido e se tudo que você estudou conseguirá aplicar às questões da vida real. Acessar o canal do Youtube da Editora Boitempo para assistir a Palestra da Ângela Davis, que reuniu milhares de pessoas em São Paulo ano passado para falar a importância de se interseccionalizar raça, classe, gênero, questões políticas, econômicas etc. Aqui disponibilizo a versão legendada, mas se preferir, no canal há também opções com áudio original e dublagem. A segunda é ouvir a playlist desse mesmo canal, sobre o livro Feminismo para os 99% onde se debateu a necessidade de discutirmos um feminismo plural com as autoras do livro e se isso faz sentido para você.

Bons estudos e boa discussão mental!

Array

Apresentadora e produtora do Olhares Podcast, é também mestranda em Direitos Humanos, pesquisadora e consultora em gênero e diversidade, palestrante e advogada.